O MILITANTE CORPO DE CRISTO

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” – 2 Co 13:13

Unidade e comunhão na Igreja é o mesmo que ter algo em comum; Atos 2.42-44:

“Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum…E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

Corpo militante de Cristo (IGREJA); a unidade existe, quando temos algo ‘em comum’. No caso da igreja, o que há de comum entre os que creem é exatamente a igreja e na igreja temos a liturgia, o louvor, a adoração, a edificação. Atos 2. 1Co 12.12,13; funcionamos todos no mesmo corpo de Cristo, sob a direção do Espírito Santo!militante-de-cristo-igreja-presbiteriana-de-resende

E esta unidade se manifesta quando colocamos em evidência os mandamentos, tais como: Amar e honrar Rm 12.10; Servir Gl 5.13; Sujeitar-se Ef 5.21; Suportar e perdoar Cl 3.13; Instruir e aconselhar Cl 3.16; Confessar pecados e orar Tg 5.16; Admoestar Rm 15.14; Ser hospitaleiros 1Pe 4.9; Consolar e edificar 1Ts 5.11; Levar as cargas Gl 6.2; Lavar os pés Jo 13.14.

A falta de unidade entre os irmãos revela que nossa unidade com Deus está deficiente. “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” Is 59.2.

Por isso Jesus disse a Pedro: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo” Jo 13.8. Alguns têm dificuldade com isso: dizem que já se arrependeram quando se converteram e, por isso, não precisam mais se arrepender… Não é verdade! Jesus também disse aos discípulos: “Se teu irmão pecar contra ti, repreendeo; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe”. (Lc 17.3,4).

E ele ampliou isto: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt 18.22)! Se Ele nos pede esta disposição para nos perdoarmos uns aos outros, é porque Ele próprio a tem para conosco! Salmo 34.18“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”. Salmo 51.16,17“Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”. Um coração quebrantado faz com que Deus se aproxime, e sem quebrantamento não há relacionamento saudável nem unidade verdadeira! Ou seja, dificuldades na unidade com Deus e com os homens demandam quebrantamento, negar nosso “eu” Lc 9.23. Quebrantar-se é deixar-se vencer! Convém que Cristo cresça e eu diminua, disse João Batista.

O nosso quebrantamento é o que vai gerar a unidade com Deus e com os irmãos. Que nos arrependamos de nossas imundícies para sermos lavados por Jesus de todos os motivos carnais para a falta de unidade na igreja, e busquemos o enchimento do Espírito e a sua comunhão para nos revestirmos do poder que nos capacita a vivermos a vida que agrada e glorifica a Deus. Então o mundo verá Sua glória em nós, e crerá que Deus enviou a Jesus.

Rev. Auricimar Lima de Almeida
1ª Igreja Presbiteriana de Resende

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PARTICIPE CONOSCO!

CRISTÃO BOM DE BÍBLIA

REDES SOCIAIS

FACEBOOK