“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: — A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: — Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6.1-8
Muitas vezes nós somos encurralados por circunstâncias absolutamente adversas, tempestades terríveis desabam sobre nós, somos entrincheirados, somos assolados por sentimentos pavorosos, por sentimentos que passam sobre nós. O reino de Judá estava vivendo esse momento, uma crise avassaladora, uma crise política, uma crise econômica, uma crise moral, uma crise espiritual. Nesse tempo, diz a Bíblia, que o grande rei Uzias, homem que reinou 52 anos em Jerusalém, estava morto; o trono estava vazio.
O que fazer nessas horas? O profeta, em pânico, aflito, desesperado, diante de tantas crises açoitando a nação, vai ao templo; talvez buscando uma resposta, procurando um sinal do favor de Deus. E quando Isaías entra no templo, ele se depara com a realidade que transforma a visão dele.
Diz a Bíblia que quando ele entra no templo, num dia de luto para a nação, com o trono vazio, ele descobre que Deus, o todo poderoso Deus, o Senhor dos Exércitos, estava sentado sobre um alto e sublime trono. Quando Isaías olha, ele diz que este Deus é Santo, Santo, Santo, toda terra está cheia da sua glória.
É da mais alta importância você entender que Deus é real, que Deus existe, não é invenção, não é a criação da religião, Deus é o Senhor absoluto, criador dos céus e da terra; ele é soberano, ele governa as nações, ele reina supremo em todo o universo, ele está sentado na sala de comando do universo.
Nós jamais sairemos da crise que nos assola sem que o coração se volte para Deus, para valorizarmos as coisas que verdadeiramente tem importância, a fim de que tudo seja reconstruído ou restaurado pela mão onipotente de Deus! A essência da vida é conhecer este Deus, somente Deus pode preencher o vazio do coração.
Sabendo que esse Deus é soberano e ele está no controle da história, sabendo que ele dirige o universo, sabendo que ele pode mudar sua vida, sabendo que ele pode transformar sua história, sabendo que ele pode dar a você a própria vida eterna, então espere porque Ele está no trono e isso nos basta.
Compartilhe com outros corações aflitos que Deus, o seu Deus está no comando, na sala de controle do mundo e no coração dos aflitos! “Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? E que lugar seria o do meu descanso? A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra”. Isaías 66:1,2.
“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos”. Isaías 57:15.

Rev. Auricimar Lima de Almeida
1ª Igreja Presbiteriana de Resende