“1 Crônicas 4:9-10 Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz).. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.”
Jabez não aceitou o que parecia um futuro falido em todas as direções, coloca o coração no altar de Deus e busca melhoras ou bênçãos para sua vida em todas as direções e as encontra em Deus. I Crônicas de 1-10.
Temos uma narrativa com uns quinhentos nomes; em 4:9,10 porém, Jabez fez algo que mereceu um destaque especial. Ele orou tão especial que mereceu uma quebra na sequência expositiva; pois havia alguma coisa especial nesse homem que foi capaz de levar o autor a interromper sua exposição e dizer: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos;..”.
Pediu bênção em Deus e de Deus. Ao clamarmos pela bênção de Deus, estamos pedindo aquilo que não poderíamos conseguir com nosso próprio esforço. Pai, abençoa-me, sim, abençoa-me, Senhor, e muito! Pv 10:22 diz: “A bênção do Senhor é a base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas nem preocupações.” Não encare fronteiras como simplesmente terras. Quando Jabez clamou a Deus “alarga minhas fronteiras”, Este clamor engloba aspectos espirituais, materiais, físicos, financeiros, familiares, etc.
Este pedido pode ser entendido como um aumentar de oportunidades. Deus sempre intervém quando você coloca as prioridades d’Ele acima das suas… “que seja comigo a Tua mão”. Observe que Jabez não começou sua oração pedindo que a mão de Deus estivesse com ele.
Mas quando suas fronteiras começaram a alargar e tarefas proporcionais ao território preparado por Deus começaram a se colocar diante dele, Jabez reconheceu sua pequenez e clamou pela mão de Deus sobre ele. Requerer que a mão de Deus esteja sobre nós é a nossa melhor estratégia. “E me preserves do mal, para que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.
Foi assim que Jabez concluiu sua oração. Você não é fruto do meio, você pode ir além das circunstâncias como Foi Daniel e seus amigos, José, Neemias e Esdras, homens que foram além do suposto destino social pragmático. Que possamos ter a ousadia de ir além das circunstâncias visíveis. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: “Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira” Desperta e ora e Deus te Conceda o desejo de teu coração.
Salmo 37:3-5 “Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e ele tudo fará”.
Rev. Auricimar Lima de Almeida
1ª Igreja Presbiteriana de Resende