“Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás, tu e tua casa”. Atos 16:30,31.
A fé cristã é uma completa confiança em Cristo. Não é uma aceitação cega e desarrazoada, mas um sentimento baseado nos fatos da Sua vida, da Sua obra, do Seu Poder e da Sua Palavra. A fé cristã é descrita como “uma simples mas profunda confiança Naquele que de tal modo falou e viveu na luz, que instintivamente os Seus verdadeiros adoradores obedecem à Sua vontade, estando mesmo às escuras”. A mais simples definição de fé é uma confiança que nasce no coração pecador carente e obediente ao chamado eficaz no poder do Espírito Santo.
A Igreja apostólica estava vivendo dias difíceis, perseguição e crueldade era o combustível da ação missionária; a igreja sofria, mas, cantava na prisão, orava na prisão, pregava na prisão; uma grande diferença entra a Igreja primitiva e a Igreja contemporânea, aquela sofria perseguição, era inimiga do poder econômico ou político ou do estado; a Igreja de hoje, vive de mãos dadas com estes poderes ou interesses. Parece já não viver a fé exercida pelos primeiros cristãos.
É só vitória, determinação em nome de Deus, e Deus pronto para fazer a vontade de uns pseudos cristãos mimados; certamente esse exercício de adoração e culto não é o que a Bíblia mostra nos primeiros séculos ou apresenta aos seus adoradores, que devem adorar em espírito e em verdade. Jesus Cristo deixou bem claro que ser cristão era negar-se a si mesmo e seguir em frente apesar das lutas; no mundo seus seguidores teriam aflição, perseguição; mas também seriam mais que vencedores!.
Em Cristo, pela fé somos e seremos mais que vencedores, não obstante as lutas e provações; “Deus é socorro bem presente nas tribulações, portanto, não temeremos ainda que.”
É Preciso ter fé para poder dizer: Ainda que.. Como diz Habacuque :3:17-19 “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos”
Nós somos justificados, considerados justos, simplesmente pelos merecimentos de Jesus Cristo. A fé não é uma causa, mas tão somente o instrumento, a estendida mão, com a qual nos apropriamos do dom da justificação, que Jesus pelos méritos expiatórios, está habilitado a oferecer-nos. Este é o ensino da Palavra escrita de Deus.
Nós realmente estamos sendo justificados, somos santificados pela constante operação e influência do Santo Espírito de Deus, esse grande dom concedido à igreja pelo Pai por meio de Jesus. A fé viva, a fé que justifica e que se manifesta por meio daquelas boas obras agradáveis a Deus, “a fé que atua pelo amor”.
Amor que exerce a fé orando e cantando mesmo na prisão! Então ore e cante apesar das lutas.

Rev. Auricimar Lima de Almeida
1ª Igreja Presbiteriana de Resende