O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe filho é que envergonha e desonra.
Prov. 19:26. A missão de mãe só é inferior à missão do filho de Deus, Jesus Cristo. Ambas, são exercidas com esmero e amor incondicional. Nenhum humano sobrevive se não passar pelo carinho, ou afago de uma mãe biológica ou do coração.
A mãe tem a educação nas mãos e o cuidado intenso no coração e na mente. Esta missão só pode ser exercida com: fé, amor, santificação, bom censo(equilibrio).
As mulheres serão preservadas nesta missão segundo a Biblia: Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso. 1 Tim. 2:15.
Esta missão influencia por toda a vida. Olha o caso de Timóteo que foi influenciado pela avó e pela mãe, o apóstolo Paulo elogia as duas pelo modo de ter contagiado Timóteo pela fé que exerciam. “Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. 2 Tim. 1:4,5.
Cumpriu-se o provérbio “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Prov. 22:6.
Deus deixa uma missão para os pais que não pode ser tercerizada ou transferida. É privilégio, é responsabilidade, é intransferível. Primeiro é algo que habita no coração e mente dos pais e no decorrer do dia essa realidade vai sendo transferida para os filhos. É na vida cotidiana como por exemplo: “Amarás, pois, o Senhor , teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”. Deut. 6:5-7.
Ainda dentro desta missão de mãe, ela tem a responsabilidade de transmitir valores e responsabilidades às mulheres mais novas ou recém casadas: “Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. Tito 2:3-5.
Mãe é mulher virtuosa, é mulher que o valor é incalculável, quem tem ame, cuide e preserve; quem não tem, mantenha a saudade; mãe é mulher extraordinária pois: ama quando outros odeiam, perdoa quando outros condenam. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. Prov. 31:10. Deus abençoe as mulheres que receberam esta missão de mãe.

Rev. Auricimar Lima de Almeida
1ª Igreja Presbiteriana de Resende