O TEU FALAR, O MEU FALAR

“Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” Tiago 1:19. “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” Tiago 3:2.
Mesmo que frequentemente as palavras não comuniquem ou transmitam uma mensagem abençoadora, a capacidade de se comunicar ainda é uma bênção.
Quando o próprio filho de Deus veio ao mundo, ele foi descrito como a PALAVRA João 1:1.

É pela proclamação de sua mensagem, o evangelho, que o conhecemos. O evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” Romanos 1:16.
A língua, portanto, em seu poder de comunicação é uma força poderosa. Pode ser usada para o bem, para exprimir amor e oferecer salvação ou pode ser usada para o mal, com efeitos desastrosos que conduzem à condenação. Estas duas possibilidades são claramente contrastadas em Tiago 3:1-12.

Alguns estavam falando mal e julgando seus irmãos Tiago 4:11-12.
Qual era o problema? Parece que a raiz destes problemas podia ser encontrada em alguns líderes arrogantes, que estavam mais interessados em conquistar seus próprios seguidores do que serem seguidores de Cristo. Eles seguiam e ensinavam a sabedoria humana, em vez de proclamarem a pura mensagem da sabedoria de Deus. Tiago 3:13-18.
A advertência que Tiago oferece, então, vai até o coração da arrogância interesseira. Quando os homens de tendência carnal se fazem mestres. Eles são capazes de perverter o evangelho para conseguir seguidores, porque eles são servos de si mesmos e não servos de Cristo.

“Porque todos tropeçam em muitas coisas, e se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo”. Tiago, 3:2.
A tentação que enfrentamos de dizer alguma coisa que não devemos é constante. E todos nós devemos batalhar contra a tentação de falar antes de pensar, talvez uma palavra áspera ou crítica usada desnecessariamente, talvez uma expressão de raiva ou ódio.
Uma simples palavra mal empregada pode levar uma nação à beira da guerra, destruir uma amizade de toda a vida, desfazer uma família, arruinar um casamento. “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” Tiago 1:19.
Temos que manter domínio constante sobre nossa língua para evitar o dano terrível que ela pode causar. “Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus”.
Com ela devemos: confessar Cristo na presença dos incrédulos, confessar nossos pecados e buscar o perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” 1 João 1:9.
Devemos edificar nossos irmãos. “Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” Romanos 14:19. Que possamos usar nosso poder de falar para abençoar, confortar, edificar, encorajar, fortalecer, levantar, fortificar e animar uns aos outros. Hebreus 10:24.

Rev. Auricimar Lima de Almeida
1ª Igreja Presbiteriana de Resende

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PARTICIPE CONOSCO!

CRISTÃO BOM DE BÍBLIA

REDES SOCIAIS

FACEBOOK